Fiscal Rio de Janeiro
[Ver todos os artigos desta categoria]Conteúdo Exclusivo para Assinantes da Infolex
Assine AgoraCOMODATO Considerações e Procedimentos
Elaborado em 31/03/2015
COMODATO
Considerações e Procedimentos
Roteiro:
1. INTRODUÇÃO
2. CONCEITO
3. FUNDAMENTOS JURÍDICOS
4. NÃO INCIDÊNCIA DO ICMS
5. CFOP–CÓDIGOS FISCAIS DE OPERAÇÕES E PRESTAÇÃO DE SERVIÇO
5.1 Entradas
5.2 Saídas
6. MODELO DA NOTA FISCAL
6.1 Remessa
6.2 Retorno
7. MODELO DO CONTRATO DE COMODATO
1. INTRODUÇÃO
Quando nos referimos ao comercial, é sempre comum a prática das remessas de bens a título de comodato.
A matéria em questão abordará pontos importantes inerentes ao comodato, tais como conceitos, fundamentos jurídicos da operação,tributação perante o Estado do Rio de Janeiro, e for fim os documentos que amparam tais procedimentos.
2. CONCEITO
Considerando a palavra “Comodato”, em regra, significa empréstimo não oneroso, através de contrato, a título gratuito, em razão do qual uma das partes contratantes (comodante) entrega a outrem (comodatário) determinada coisa, por empréstimo, a fim de que este a use, pelo tempo e nas condições estabelecidas. O comodatário é obrigado a restituir a coisa tão logo com a exigência do comodante.
Neste caso é válido ressaltar que o domínio do bem não é repassado ao comodatário.
Nota:
Comumente o comodato pode ser confundido com o mútuo, todavia, há diferença.
No que se refere ao contrato mútuo caracterizar-se-á como empréstimo de consumo, ao passo que o comodato se consolidará pelo empréstimo de uso.
Outra diferença encontra-se no objeto, onde o mútuo alcança apenas bens fungíveis, e, o comodato bens infungíveis.
Desta forma, quanto a devolução dobem remetido, o mutuário desobriga-se a restituição da coisa da mesma espécie, qualidade e quantidade, entretanto, o comodatário só se libera da obrigação restituindo o próprio bem emprestado. Ademais, o mútuo acarreta a transferência do domínio e permite a alienação da coisa emprestada, o que não ocorre no comodato.
3. FUNDAMENTOS JURÍDICOS
O comodato é conceituado pelo Código Civil Brasileiro, em seu artigo 579 aprovado pela Lei nº 10.406, de 10.01.2002, onde é tratado da seguinte forma:
“O comodato é o empréstimo gratuito de coisas não fungíveis. Perfaz-se com a tradição do objeto.” |
4. NÃO INCIDÊNCIA DO ICMS
Baseando-se pela Legislação do ICMS do Estado do Rio de Janeiro, a remessa de bem em comodato não caracteriza fato gerador do imposto, uma vez que sua não-incidência encontra-se prevista no artigo 47, inciso XVII, Livro I do RICMS/RJ, aprovado pelo Decreto nº 27.427/2000;
“Art. 47. O imposto não incide sobre:
(…)
XVII – operação com mercadoria, em decorrência de locação ou comodato;”
Também regulamentada através da Lei Orgânica do Rio de Janeiro nº 2.657/1996 na forma do artigo 40, inciso XVII;
Art. 40 – O imposto não incide sobre operação e prestação:
(…)
XVII – com mercadoria, em decorrência de locação ou comodato;
O comodato é uma espécie do gênero empréstimo. Desta forma, encontra-se acobertada pela não-incidência do ICMS.
Outro posicionamento legal no tocante ao assunto seria a Súmula nº 573 do Supremo Tribunal Federal onde determina;
“Súmula 573
NÃO CONSTITUI FATO GERADOR DO IMPOSTO DE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS A
SAÍDA FÍSICA DE MÁQUINAS, UTENSÍLIOS E IMPLEMENTOS A TÍTULO DE
COMODATO.
Data de Aprovação
Sessão Plenária de 15/12/1976”
5. CFOP–CÓDIGOS FISCAIS DE OPERAÇÕES E PRESTAÇÃO DE SERVIÇO
5.1. Entrada
Operação Interna | Operação Interestadual | Natureza da Operação |
1.908 | 2.908 | Entrada de bem por conta de contrato de comodatoClassificam-se neste código as entradas de bens recebidos em cumprimento de contrato de comodato. |
1.909 | 2.909 | Retorno de bem remetido por conta de contrato de comodatoClassificam-se neste código as entradas de bens recebidos em devolução após cumprido o contrato de comodato. |
5.2. Saídas
Operação Interna | Operação Interestadual | Natureza da Operação |
5.908 | 6.908 | Remessa de bem por conta de contrato de comodatoClassificam-se neste código as remessas de bens para o cumprimento de contrato de comodato. |
5.909 | 6.909 | Retorno de bem recebido por conta de contrato de comodatoClassificam-se neste código as remessas de bens em devolução após cumprido o contrato de comodato. |
6. MODELO DA NOTA FISCAL
6.1 Remessa
6.1 Retorno
7. MODELO DO CONTRATO DE COMODATO
CONTRATO DE COMODATO DE VEÍCULO
………………(QUALIFICAÇÃO DO COMODANTE), ………………..( NACIONALIDADE),……. (PROFISSÃO), Carteira de Identidade n º…….., inscrito no CPF/MF sob o n º…… , residente e domiciliado à………….(ENDEREÇO COMPLETO) ora denominado comodante e
………………(QUALIFICAÇÃO DO COMODATÁRIO), ………………..( NACIONALIDADE),……. (PROFISSÃO), Carteira de Identidade n º…….., inscrito no CPF/MF sob o n º…… , residente e domiciliado à………….( ENDEREÇO COMPLETO) firmam o presente CONTRATO DE COMODATO DE VEÍCULO
CLÁUSULA PRIMEIRA: O presente contrato, tem como OBJETO, a cessão em COMODATO do veículo de propriedade do COMODANTE, descrito como ……….., cor…….., modelo………, ano…………, chassi…………, livre de ônus ou quaisquer dívidas.
CLÁUSULA SEGUNDA: O veículo entregue na data da assinatura deste contrato, pelo COMODANTE ao COMODATÁRIO deverá ser utilizado para o trabalho de ………(ESPECIFICAR O TIPO DE TRABALHO), devendo este utilizá-lo como se lhe pertencesse, conservando-o e fazendo com que seu uso e gozo sejam pacíficos e harmônicos.
CLÁUSULA TERCEIRA: Se o COMODATÁRIO utilizar do veículo para fins diversos do aqui pactuado, poderá o COMODANTE pleitear perdas e danos, bem como rescindir o presente contrato.
CLÁUSULA QUARTA: Fica vedado ao COMODATÁRIO fazer qualquer tipo de modificação no veículo, bem como locá-lo ou repassá-lo a outrem a qualquer título.
CLÁUSULA QUINTA: O presente contrato tem o prazo de …..(número) meses, vigorando a partir da assinatura deste.
PARÁGRAFO ÚNICO: Ao fim do prazo previsto na cláusula anterior, o veículo deverá ser entregue nas mesmas condições em que foi recebido, ressaltando que ao COMODATÁRIO não restará o direito de cobrar do COMODANTE as despesas oriundas do uso e gozo da coisa dada em empréstimo.
CLÁUSULA SEXTA: O COMODANTE poderá exigir o veículo cedido em comodato, antes do término do prazo contratual ora estabelecido, desde que para uso próprio ou de seus descendentes.
CLÁUSULA SÉTIMA: As partes elegem o foro de …….. , para dirimir eventuais dúvidas oriundas deste contrato.
Por estarem assim justos e contratados, firmam o presente instrumento, em duas vias de igual teor, para que surtam os efeitos legais.
Local e data.
NOME E ASSINATURA DO COMODANTE E CÔNJUGE
NOME E ASSINATURA DO COMODATÁRIO E CÔNJUGE
NOME, RG E ASSINATURA DA TESTEMUNHA
NOME, RG E ASSINATURA DA TESTEMUNHA
Fundamentação Legal: Citadas no texto.
Autora: Tatiane Cavalheiro Ribeiro
FIQUE POR DENTRO
Consultoria na Ponta dos Dedos!
Quando se trata do seu ponto de partida, praticidade é essencial. Orgulhosamente, somos pioneiros em oferecer consultoria via WhatsApp.
Agora, sua consultoria está ao alcance dos seus dedos, na maior plataforma de mensagens do mundo. Atendemos as áreas Fiscal, Trabalhista, Previdenciária, Contábil e Societária. Sem limitações*, sem burocracia, apenas soluções eficientes e acessíveis.
*De acordo com o plano contratado
